Altimetria / Curvas de Nível


A obtenção de dados de altimetria e curvas de nível pode ser por meio de Modelos Digitais de Elevação (MDE) seja o Modelo Digital de Superfície (MDS) e Modelo Digital de Terreno (MDT) obtidos através de imagens de satélite ou aerofotogrametria.

Altimetria e Curvas de Nível

Altimetria e Curvas de Nível

As aplicações de dados de altimetria e curvas de nível são para a simulação de inundações, estudos de viabilidade de barragens, estudos de drenagem, cavas de barragem de mineração, susceptibilidade a erosão e obras de engenharia por exemplo. oferecemos os produtos e soluções AW3D, de estereoscopia tradicional a partir de imagens de satélite ou aerofotogrametria.

AW3D 

Os produtos e soluções AW3D da operadora japonesa RESTEC tem aplicações para diferentes escalas e necessidade de nível de detalhes.

AW3D Standard 

O AW3D Standard consiste em Modelos Digitais de Elevação (MDE) seja Modelo Digital de Superfície (MDS) ou Modelo Digital de Terreno (MDT) com 5 metros de resolução espacial que recobrem toda a superfície terrestre. Uma inovação é que não existe a obrigatoriedade de coletar Pontos de Controle (GCP’s) em campo para que os modelos tenham grande precisão e acurácia de seus dados de altimetria e curvas de nível.

AW3D Enhaced 

O AW3D Enhanced também consiste na geração de Modelos Digitais de Elevação (MDE) de 50 centímetros, 1 metro e 2 metros de resolução espacial. Também é possível gerar os Modelos sem a necessidade coletar Pontos de Controle (GCP’s) em campo.

Altimetria e Curvas de Nível a partir de Estereoscopia

Os dados de altimetria e curvas de nível da superfície terrestre também podem ser obtidos a partir dos tracionais pares estéreos de imagens de satélite. A TecTerra trabalha com os mais diversos satélites do mercado e dentre eles destacamos o KOMPSAT-3A, TripleSat, Ikonos e ZiYuan-3 (ZY-3).

KOMPSAT-3A 

Satélite sul-coreano capaz de gerar dados altimétricos com grande resolução espacial

TripleSat 

Devido a grande revisita deste satélite ele obtém dados planialtimétricos com eficiência e rapidez.

Ikonos

Como o Ikonos ficou ativo de 2000 até 2015 seus Modelos e Curvas de Nível auxiliam nas análises multitemporais.

ZiYuan-3 (ZY-3)

Indicado para a geração de MDE em grandes áreas como municípios, grandes regiões ou bacias hidrográficas.

Aerolevantamento e Aerofotogrametria

Outra solução na geração de informações planialtimétricas, Modelos Digitais de Elevação (MDE) e Curvas de Nível são os produtos obtidos a partir de estereoscopia de fotos aéreas e da tecnologia de LiDAR (Light Detection And Ranging). Eles atendem vários padrões cartográficos pois possuem grande precisão e acurácia podendo chegar ao nível da engenharia. O LiDAR é indicado sobretudo para localidades com grande presença de árvores como por exemplo a região amazônica.

Na animação do Modelo Digital de Superfície (MDS) e do Modelo Digital de Terreno (MDT) obtido através do LiDAR (Light Detection And Ranging) em região de floresta amazônica notam-se as árvores no MDS e somente o solo no MDT.

Free WordPress Themes, Free Android Games