Sustentabilidade Ambiental
Com o advento das geotecnologias, a TecTerra atua no desenvolvimento de projetos relacionados à sustentabilidade territorial, ao realizar diagnósticos, planos e estratégias de gestão em áreas municipais, parques, Unidades de Conservação (UCs), dentre outros. Com métodos referenciados nas melhores técnicas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Imagens de Satélite, a TecTerra oferece soluções integradas para as seguintes temáticas:
- Planos Diretores Sustentáveis
- Ordenamento territorial
- Zoneamento Ambiental/ Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE)
- Outorga de direito de uso de recursos hídricos
- Inventário Florestal
- Cadastro e regularização fundiária
- Estudos e mapeamento de áreas de risco ambiental
- Assistência Técnica em Perícias Judiciais
- Mapeamentos e cadastros multifinalitários de áreas urbanas
- Criação, planejamento e zoneamento de parques
- Mapeamentos e identificação de áreas de ocupação irregular
- Estudos e definição de Unidades de Conservação (UCs) e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
Veja em nosso blog notícias e aplicações de Estudos Ambientais e Sustentabilidade Ambiental
-
Recuperar áreas degradadas gera lucro e preservação ambiental na Amazônia
Pesquisa fruto de parceria pública-privada mostra que a recuperação de floresta degradada gera lucro e preservação ambiental na Amazônia. A pesquisa acompanhou um ciclo alternativo completo de plantio e corte de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) no enriquecimento de clareiras em florestas degradadas e com pouca ou baixa produtividade no Pará. Veja aqui a notícia completa.
-
Pesquisadores elaboram diagnóstico da biodiversidade do Maranhão
Pesquisadores da Embrapa concluíram um diagnóstico sobre a conservação da biodiversidade do Maranhão caracterizando a área de vegetação remanescente no estado. Os resultados identificam e quantificam as áreas de preservação e de vegetação remanescente do estado e orienta políticas públicas de preservação ambiental. Veja aqui a notícia completa.
-
Rio lança o projeto Olho no Verde para combater desmatamento na Mata Atlântica
Foi lançado o Projeto Olho no Verde que consiste em uma iniciativa entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com a UFRJ/Coppetec, com o objetivo de alcançar a meta de desmatamento ilegal zero na Mata Atlântica até 2018. O projeto realiza o monitoramento sistemático com o emprego de imagens de satélite de uma área de sete mil quilômetros quadrados, onde estão os principais remanescentes florestais do estado. Veja aqui a notícia completa.
-
Empresas devedoras podem investir em recuperação ambiental
Decreto presidencial publicado no dia 24 de Outubro de 2017 converte multas ambientais em investimentos em projetos de recuperação ambiental. Veja aqui a notícia completa.