dTec - Sistema de Detecção de Mudanças
dTec - Sistema de Detecção de Mudanças
O sistema de detecção de mudanças da TecTerra, o dTec, é baseado em processos automatizados e uso de inteligência artificial, o que permite monitorar grandes áreas e em curto espaço de tempo.
Ao combinar sistemas avançados de sensoriamento remoto, fotogrametria e análises espaciais, o sistema dTec processa, analisa e compara imagens de diferentes períodos sem intervenção humana, para detectar mudanças e gerar alertas com níveis
de criticidade para que possam ser analisados e priorizados. Com base em workflows pré-configurados, especialistas e tomadores de decisão podem avaliar cada cenário e, caso necessário, iniciar de forma imediata os procedimentos de fiscalização.
Para isso, o dTec dispõe de funcionalidades que permitem um melhor entendimento, planejamento e acompanhamento das ocorrências em solo, contribuindo para um processo muito mais rápido, eficiente e seguro.
O dTec aplica técnicas de processamento digital de imagens de satélite utilizadas para fazer análises temporais usando dados de baixa, média e alta resoluções, bem como imagens de radar (SAR) da mesma região que necessita ser monitorada.
É um processo que mede como os atributos de uma área específica foram alterados entre dois ou mais períodos de tempo. Mas, para realizar esta detecção de alterações, o dTec inicia alguns processos nos quais os dados precisam ser preparados, como por exemplo: correspondência espectral usando ferramentas de análise de histogramas, correspondência espacial usando ferramentas de auto sincronização e outras.
O dTec é estruturado a partir das melhores tecnologias do mercado, destacando-se as plataformas da HEXAGON GEOSPATIAL, como o ERDAS Imagine e o M.App Enteprise e também da ESRI com as funcionalidades do ArcGIS On Line.
Características gerais do dTec - Sistema de Detecção de Mudanças
- Processamento digital de imagens óptica das diversas constelações de satélites óticos e radar SAR;
- Sistema de Gerenciamento de Dados Geográficos, catálogo de imagem e WebGIS;
- Sistema de acesso a imagens online
- Processo continuo de comparação entre imagens antigas e novas imagens
O dTec é capaz de realizar monitoramento de várias classes e escalas e já possui desenvolvido e aperfeiçoado os seguintes tipos de detecção:
- Novas Obras e Invasões: detecção de surgimento de novas obras, áreas invadidas, benfeitorias em geral a partir de imagens de alta resolução, aplicadas ao monitoramento de áreas urbanas e rurais, propriedades privadas, faixas de servidão, áreas de proteção ambiental, unidades de conservação, etc;
- Índices de Vegetação (parceria com EarthDaily Analytics): monitoramento de índices de vegetação com estatísticas e mais de 100 possibilidades de análises territoriais, para detectar áreas desmatadas ou monitorar crescimento de cobertura vegetal, tanto para fins ambientais, quanto para monitoramento de safra em áreas agrícolas.
- Monitoramento de Pronta Resposta - MPR: detecção de impactos causados por eventos meteorológicos extremos, como enchentes e deslizamentos de terras, bem como capacidade para detectar movimentação de veículos, embarcações e outros em tempo quase real.
Notícias de projetos que envolveram o dTec
TecTerra utiliza tecnologias de change detection em áreas urbanas para o CREA-DF
O contrato iniciou-se no mês de julho de 2022 com foco na identificação de construções em áreas urbanas com o emprego de imagens de satélite e processos automatizados de identificação de mudanças.
Veja a notícia completa no nosso blog.
A TecTerra realizou o monitoramento de novas obras em localidades próximas à Barra do Sahy, em São Sebastião - SP
A TecTerra realizou, com imagens de satélite e tecnologias automatizadas de Change Detection, o monitoramento de novas obras e invasões em localidades próximas à Barra do Sahy, em São Sebastião - SP. Este mês a cidade passou por diversos deslizamentos em decorrência das chuvas.
Entre em contato com a nossa equipe comercial através dos telefones (31) 2531-6665 e (31) 9 9720-2614 (WhatsApp) ou envie um e-mail para contato@tecterra.com.br para estudarmos a melhor solução para o seu projeto.