Gestão Municipal


Na Gestão Municipal os desafios constantes para estruturar e disponibilizar as informações confiáveis, oportunas e personalizadas para apoiar as decisões da administração pública municipal e para elaborar e controlar o planejamento estratégico municipal alinhado aos anseios dos cidadãos.

Conhecer a fundo como estão organizadas as ruas, os quarteirões, onde estão localizados os equipamentos públicos de saúde, educação, lazer, bem como avaliar áreas de expansão urbana, mapear áreas verdes e parques, conhecer a topografia do município, dentre outros é ter o domínio das informações necessárias à tomada de decisões para uma melhor gestão territorial e urbana que refletirá na qualidade de vida dos cidadãos.

Cadastro Territorial Multifinalitário / Cadastro urbano

O Cadastro Territorial Multifinalitário reúne dados econômicos, físicos, jurídicos, ambientais e sociais de cada parcela (menor unidade para o cadastro) presente no espaço urbano/rural. Com estes dados reunidos e disponíveis é possível o reconhecimento e o levantamento do território, fornecendo o embasamento necessário à formulação de políticas públicas com fins de planejamento urbano.

Para que elaboração e execução de cadastros urbanos algumas técnicas degeotecnologias tem se mostrado eficientes para os diagnósticos e levantamentos necessários, bem como na gestão de dados.

Imagens de Satélite e Aerofotogrametria

O levantamento cadastral em um município exige o emprego de técnicas que objetivam dar precisão cartográfica e visualização do espaço fiel à realidade territorial.

As imagens de satélite e a aerofotogrametria, ambas em alta resolução, permitem obter excelentes visadas de áreas urbanas e rurais, suficientes para estudos em nível de detalhe para levantamentos cadastrais.

As técnicas de sensoriamento remoto e processamento digital de fotos aéreas podem gerar produtos diversos, tais como:

  • avaliação de tecido urbano
  • análise de bacias hidrográficas
  • mapeamento do uso e ocupação do solo e infra estruturas

Além das avaliações ao nível planimétrico, as imagens de satélite e as fotos aéreas ainda podem gerar, através de estereoscopia, modelos digitais de elevação (MDT e MDS) e análises topográficas do território com extração de curvas de nível. Técnicas de perfilhamento a laser (LiDAR) também permitem realizar medições altimétricas e volumetrias de edificações e vegetação.

Geotecnologias e a Gestão Municipal

Além do uso de geotecnologias para projetos de cadastramento urbano e rural, outras ferramentas são também importantes para os processos de planejamento e gestão municipais.

  • Sistemas de Informações Geográficas via Web (SIGWeb): o desenvolvimento de SIGs permitem a gestão de todo o banco de dados com interface geográfica e possibilita o compartilhamento dinâmico dos dados com o cidadão.
  • SmartCiites (Cidades Inteligentes): aplicativos com módulos de visualização em mapas e com interface com banco de dados das prefeituras tem ajudado os gestores públicos na comunicação com o cidadão, seja através de APPs de mobilidade urbana, de gestão de iluminação pública, de localização de problemas, dentre outros.

A Tecterra Geotecnologias assessora os gestores públicos e colaboradores de administrações municipais para a realização de projetos que envolvam o uso de imagens de satélite e fotografias aéreas para os diversos mapeamentos urbanos e territoriais, incluído os cadastros multifinalitários e o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes e Sistemas de Informações Geográficas via Web para a Gestão Municipal .

Free WordPress Themes, Free Android Games