Silvicultura


A dinâmica da Silvicultura exige atualizações constantes do cadastro e, consequentemente, dos mapas florestais. Planejamento de reforma de talhões, determinação de áreas submetidas a corte raso, avaliação de danos de incêndios florestais, obtenção de informações em processos de compra e venda de áreas, definição de áreas de reserva legal e de preservação permanente são algumas das operações que demandam atualização de áreas.

Imagens de satélite e aerofotogrametria

As imagens de satélite e as fotografias aéreas têm demonstrado um grande potencial para monitorar ou detectar mudanças na cobertura florestal sobre grandes áreas geográficas. Nas empresas de Silvicultura e do setor florestal, uma atividade que exige o monitoramento contínuo é o inventário de suas áreas plantadas, haja vista o seu caráter dinâmico, caracterizado pela variabilidade de estágios de desenvolvimento e de espécies de cada talhão, áreas afetadas por incêndios, pragas, controle de corte e plantio, entre outros fatores.

Os índices de vegetação, a declividade das áreas de plantio, a análise de pragas e sanidade biológica, dentre outros podem ser também mapeados e monitorados a partir do uso de imagens de satélite e fotografias aéreas, obtendo, por exemplo, produtos oriundos de técnicas de NDVI. Outras aplicações são:

  • Inventário florestal
  • Delimitação e medição de talhões,
  • Análises multitemporais e evolutivas de plantio,
  • Mapeamento de uso e ocupação do solo,
  • Identificação e delimitação de áreas de preservação permanente – APPs
Imagem RapidEye do município de José Gonçalves de Minas, MG
Modelos Digitais de Elevação (MDE)

As técnicas de perfilhamento a laser (LiDAR) aerotransportadas podem contribuir para os processos de planejamento e gestão de florestas. Devido à sua alta precisão na aquisição do dado, ele permite uma avaliação da biomassa florestal a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE), além de possibilitar a contagem de indivíduos e análises topográficas dos talhões.

A TecTerra Geotecnologias atua no fornecimento de produtos de imagens de satélite, aerolevantamento (incluindo LiDAR), aerofotogrametria, curvas de nível, como estudos de NDVI, volumetria, análises multitemporais, monitoramento de plantio, desenvolvimento de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), dentre outros.

Free WordPress Themes, Free Android Games