Monitoramento por Imagens de Satélite


O monitoramento por imagens de satélite aquisição  é necessário para várias situações. Dentre elas citamos na avaliação da expansão de áreas urbanas, cavas de mineração, monitoramento do nível de reservatórios, cultivos agrícolas e invasões de faixas de servidão de linhas de transmissão, rodovias e ferrovias e quaisquer outros com a necessidade de adquirir uma imagem de satélite atualizada. O intervalo de obtenção das imagens pode ser de alguns dias até anos no modo de programação.

Opções de imagens de satélite, radar e Plataforma WEB

Quaisquer sensores podem ser utilizados no monitoramento por imagens de satélite. Mesmo assim recomendamos os que possuem maior capacidade de revisita seja devido a maior quantidade de satélites idênticos ou até mesmo de estratégias de recobrimento da superfície terrestre para aquisição de novas imagens (programação).

Monitoramento através da Plataforma WEB Planet

A Plataforma WEB Planet possibilita que imagens de satélite de diferentes especificações técnicas estejam disponíveis diariamente conforme a área de interesse. Todas as imagens abaixo podem ser entregues por meio de um acesso WEB para o usuário.

Constelação composta por 13 satélites e adquire imagens com 80 centímetros de resolução espacial e revisita diária.

A constelação Planeté composta por 150 satélites que coletam imagens com 3,125 metros de resolução espacial e revisita diária.

Constelação de 5 satélites que entraram em órbita no ano de 2008. Eles são capazes de adquirir 5 milhões de Km² de imagens por dia com 5 metros de resolução espacial.

Monitoramento por imagens de satélite de alta resolução espacial

Dentre os sensores de alta resolução espacial os que possuem maior quantidade de revisita (resolução temporal) são o TripleSat, SuperView-1 e KOMPSAT-3A

Possui revisita diária com 3 satélites e adquire imagens com 80 centímetros de resolução espacial.

Adquire imagens com 50 centímetros perfazendo uma constelação de 4 satélites e revisita de 2 dias. Até o final de 2022 a constelação terá 16 satélites.

Satélite sul-coreano de altíssima resolução espacial (40 centímetros) que possui revisita diária para aquisição de dados no nadir e em 3 dias no modo off-nadir.

Monitoramento por imagens de satélite de média resolução espacial

Dentre os sensores de média resolução espacial os que possuem maior quantidade de revisita (resolução temporal) são o TH 01 e ZiYuan-3 (ZY-3).

Constelação de 3 satélites com revisita de 5 dias e imagens de 2 metros de resolução espacial.

Satélite capaz de obter imagens de 2 a 16 metros resolução espacial com diferentes larguras da cena (swatch) e revisita de 4 dias.

Monitoramento com imagens de radar

As imagens de radar são adquiridas independente das condições meteorológicas como em localidades com grande presença de nuvens e névoas. Outro elemento é que pelo fato de ser um sensor ativo a captação de imagens não está atrelada a presença de luz solar. Assim as imagens de radar podem ser adquiridas tanto no período noturno quanto diurno. Além disto elas possuem flexibilidade de aquisição em relação a resolução espacial e ao tamanho da cena.

Capaz de obter imagens de 1 metro a 60 metros de resolução espacial a 5 km com largura de faixa de imageamento de 25 km a 490 km.

Capaz de adquirir imagens de 85 cm a 20 metros de resolução espacial e 5 km com largura de faixa de imageamento entre 5 km a 100 km.

Free WordPress Themes, Free Android Games