Na última postagem realizada neste blog, foi abordada a evolução da TecTerra em projetos de sistemas de monitoramentos territoriais inteligentes. Foi observado que tais sistemas possibilitam trabalhos remotos e automatizados, processos cada vez mais demandados e que tiveram a pandemia do novo coronavírus como um catalisador. Foi mencionado também que os sistemas de monitoramento inteligente têm sido cada vez mais demandados no mercado de geotecnologias.

Hoje vamos apresentar e detalhar um pouco mais esses sistemas e suas aplicações em diversos mercados, como:

Através de parcerias e representações, a TecTerra oferece, desenvolve e revende soluções e aplicações de monitoramento inteligente de forma automatizada com aplicações multidisciplinares e abrangentes.

Soluções de Monitoramento Inteligente

  1. Rheticus – Hexagon Geospatial

Através da distribuição oficial da Hexagon Geospatial, a TecTerra oferece soluções geoespaciais que compõem uma linha de softwares e soluções, dentre elas o Rheticus®.

O Rheticus® consiste em sistema de monitoramento de movimentação de terra por análise multitemporal de imagens de radar. Ele possui várias modalidades de serviços, adequadas as necessidades de cada mercado.

São exemplos de monitoramentos possíveis:

  • movimentação e deslizamentos de terra,
  • redes de água e esgoto,
  • infraestruturas de transporte,
  • segurança de barragens,
  • prevenção a desmoronamentos de edificações,
  • detecção de recalques,
  • dentre outros.

monitoramento inteligente

2. SecureWatch – Maxar

Outro sistema de monitoramento inteligente é o SecureWatch, que a TecTerra fornece através da condição de resseller da Maxar Technologies. Este sistema funciona como um streaming para imagens de satélite e consiste em acesso via WEB a todo o banco de dados com possibilidades de atualizações diárias a depender da recorrência passiva.

O SecureWatch também possui recursos de monitoramento e mapeamento automatizados e detecções automatizadas de mudança, como por exemplo através da função Build Footprint. O SecureWatch oferece dados de todos os satélites da Maxar Technologies, como Ikonos, WorldView-2, WorldView-3, WorldView-4, GeoEye-1 e Quickbird.

monitoramento inteligente

3. Detecção de Anomalias – BemAgro

A TecTerra Geotecnologias, na condição de uma das maiores provedoras de imagens de satélite do Brasil, além de distribuidora oficial da Hexagon Geospatial, desenvolveu em parceria com a BemAgro, um sistema de referência em monitoramento inteligente de áreas agrícolas. Juntos, assinaram um acordo técnico, científico e comercial para o desenvolvimento de soluções em sensoriamento remoto e inteligência artificial aplicadas ao agronegócio.

Esta parceria técnica e científica envolve a aplicação da utilização de imagens de satélite em alta, média e baixa resoluções para mapeamentos e análises de safra a partir do uso de técnicas e recursos automatizados (inteligência artificial e machine learning), baseadas em tecnologia Hexagon Geospatial.

Esta solução garante análises totalmente automatizadas, rápidas e confiáveis, de forma a possibilitar uma gestão em alta performance ao longo da safra. A solução conta com inspeções direcionadas e monitoramento em larga escala com áreas divididas por fazendas e talhões.

monitoramento inteligente

Leia mais sobre as soluções de monitoramento inteligente aqui apresentada em nosso site:

E para saber mais dúvidas ou condições comerciais sobre as soluções em sistemas de monitoramento inteligente oferecidas pela TecTerra Geotecnolgias e suas aplicações, entre em contato com a nossa equipe comercial através de um dos nossos canais de atendimento:

contato@tecterra.com.br

31 99720-2614 (whatsapp) | 31 98272-8729.

E siga a TecTerra nas redes sociais para saber mais sobre Geotecnologias e observação da Terra:

Instagram: @tecterrageo

Facebook: @tecterrageo

LinkedIn: /tecterra-geotecnologias

 

Texto de: Lucas M. Campos – Diretor Comercial da TecTerra Geotecnologias – lucas.campos@tecterra.com.br

 

×