A TecTerra realizará o monitoramento de movimentação de terras por meio do Rheticus ® , que utiliza imagens de radar (SAR/InSAR) e processamento automatizado para identificar movimentos milimétricos do terreno. O projeto contempla 25 subestações elevatórias na região metropolitana de São Paulo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

A Sabesp é maior companhia de saneamento básico da América Latina e este contrato iniciou-se em janeiro de 2022 com análise histórica de movimentação dos últimos 4 anos. O projeto terá duração de um ano com atualizações trimestrais em um raio de 1Km das referidas subestações elevatórias.

Objetivos do contrato

A implementação do Rheticus ® na Sabesp visa analisar as condições de estabilidade e possíveis movimentações do terreno para detectar indícios de vazamentos, inclinações estruturais, tendências de recalque, movimentações elásticas, dentre outros fenômenos relacionados às movimentações superficiais de solo e/ou infraestruturas.

Rheticus

Rheticus ® – Monitoramento para a Sabesp em São Paulo, SP

A utilização de técnicas tradicionais (estações totais, rede GPS/GNSS, etc) no monitoramento de áreas com médias e grandes extensões ou remotas requer recursos econômicos e de tempo que pode torná-la inviável. Já o monitoramento por satélite (Radar/SAR) com a crescente disponibilidade de dados abertos possibilita superar essa limitação ao conseguir informações com alta recorrência e precisão.

Veja o webinar que ministramos no canal do MundoGEO sobre algumas aplicações do Rheticus ® e o caso da Sabesp.

Sobre o Rheticus ® – Sistema de monitoramento de movimentação de terras

A plataforma Rheticus ® foi projetada para monitorar a movimentação de terras e subsidência em infraestruturas diversas como redes de água, esgoto, vias, barragens, edificações, etc.

A partir do processamento de imagens de satélite (Radar/SAR) são gerados indicadores, gráficos, diagramas dinâmicos e relatórios pré-definidos que permitem que os usuários-clientes realizem imediatamente operações de avaliação sobre áreas de interesse.

O Rheticus ® foi desenvolvido pela Planetek com base em tecnologias da Hexagon Geospatial líder global para os mercados de sensores, softwares e soluções autônomas e a TecTerra Geotecnologias é distribuidora oficial de suas soluções geoespaciais.

E para saber mais informações, aplicações e condições comerciais do Rheticus ®, entre em contato com a nossa equipe comercial através de um dos nossos canais de atendimento:

E siga a TecTerra nas redes sociais para saber mais sobre Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Monitoramento e Observação da Terra:

Instagram: @tecterrageo

Facebook: @tecterrageo

LinkedIn: /tecterra-geotecnologias

Texto: Lucas A. Camargos – Diretor Técnico da TecTerra Geotecnologias – lucas.camargos@tecterra.com.br

×