No mundo em constante evolução da observação da terra, tecnologias inovadoras estão transformando a forma como monitoramos e avaliamos o que nos rodeia. Prova disso são as soluções Rheticus ® que a TecTerra representa no Brasil em parceria com a Planetek Italia. Uma colaboração entre a Planetek Italia, o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB) e a Agência Nacional de Investigação e Inovação da Indonésia está na vanguarda deste progresso. Juntos, eles estão aproveitando o imenso poder do Rheticus ®, um serviço inovador de monitoramento de informações ambientais, para elevar os esforços de monitoramento de edificações e infraestruturas urbanas a níveis sem precedentes.

Com foco principal no reforço da resiliência a desastres na Indonésia, a ADB encomendou uma avaliação de impacto de ponta baseada na observação da terra dos riscos de subsidência para edifícios e infraestrutura da em cinco grandes cidades: Jacarta, Cirebon, Pekalongan, Semarang e Palu. Ao combinar os mapas de movimentação do solo do produto Rheticus ® com características de construção derivadas de modelo 3D, este serviço de risco de subsidência visa fornecer informações valiosas sobre a estabilidade da superfície terrestre.

A extrema necessidade de tais capacidades de monitorização tornou-se evidente após o devastador terremoto que atingiu a ilha indonésia de Sulawesi em setembro de 2018. O evento catastrófico, um tsunami, deslizamentos de terra e liquefação do solo, causou estragos, ceifando inúmeras vidas e causando destruição generalizada em casas, edifícios, infraestrutura e terras agrícolas. Em resposta, as informações de satélite surgiram como uma ferramenta vital para as autoridades locais e para os esforços contínuos de recuperação.

Em colaboração com o ADB, a Agência Espacial Europeia - ESA foi fundamental no fornecimento às autoridades indonésias de ferramentas de ponta para mapeamento de perigos derivadas de dados de observação da Terra. Uma dessas ferramentas é o inovador serviço de monitoramento de deslocamento Rheticus ® oferecido pela Planetek Italia, parceira da TecTerra no Brasil, permitindo o rastreamento preciso dos movimentos do solo até o nível milimétrico. Ao analisar meticulosamente os dados adquiridos da missão de radar Copernicus Sentinel-1, as áreas que sofrem deformação do solo podem ser rapidamente identificadas e monitorizadas de perto.

Mercados de atuação do Rheticus ®

A tecnologia Rheticus ® tem se mostrado muito eficiente na identificação de movimentações de terra, gerando informações precisas de potenciais deslizamentos, afundamentos e rompimentos de barragens. Também tem sido muito utilizada em monitoramento de redes de água e esgoto, rodovias, ferrovias e outros empreendimentos lineares tais como oleodutos, gasodutos e linhas de transmissão. Para áreas urbanas e gestão de riscos, o Rheticus ® é extremamente eficaz no mapeamento de áreas com maior ou menor potencial de deslizamentos.

TecTerra fornece o sistema de monitoramento de movimentação de terras Rheticus ® para a Sabesp

A TecTerra realizou o monitoramento de movimentação de terras por meio do Rheticus ®, que utilizou imagens de radar (SAR/InSAR) e processamento automatizado para identificar movimentos milimétricos do terreno. O projeto contemplou 25 subestações elevatórias na região metropolitana de São Paulo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

A implementação do Rheticus ® na Sabesp visou analisar as condições de estabilidade e possíveis movimentações do terreno para detectar indícios de vazamentos, inclinações estruturais, tendências de recalque, movimentações elásticas, dentre outros fenômenos relacionados às movimentações superficiais de solo e/ou infraestruturas.

Veja o webinar que ministramos no canal do MundoGEO sobre aplicações do Rheticus ® e o caso da Sabesp.

E para saber mais informações, aplicações e condições comerciais do Sistema de Monitoramento de Terras Rheticus ®, entre em contato com a nossa equipe comercial através de um dos nossos canais de atendimento:

  • contato@tecterra.com.br
  • 31 99720-2614 (whatsapp) |

E siga a TecTerra nas redes sociais para saber mais sobre Geointeligência, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Monitoramento e Observação da Terra:

Instagram: @tecterrageo

Facebook: @tecterrageo

LinkedIn: /tecterra-geotecnologias

Texto: Giuseppe Forenza - Planetek Italia

Christian Vitorino – Diretor de Novos Negócios da TecTerra Geotecnologias – christian.vitorino@tecterra.com.br

×