Foi lançado com sucesso pela empresa japonesa Axelspace no dia 27 de dezembro de 2018 às 02:07 UTC, no Cosmódromo Vostochny na Rússia o microssatélite GRUS. As imagens do GRUS servirão para a criação da plataforma web de Observação da Terra e monitoramento chamada de AxelGlobe. Juntamente com o GRUS, foi lançada a carga principal russa do Kanopus-2 e outros pequenos satélites. O GRUS, entrou em órbita pela primeira vez acima do Japão e seu sinal foi adquirido com sucesso. A Axelspace está atualmente realizando procedimentos operacionais preliminares para verificar se todos os instrumentos de bordo estão funcionando conforme o esperado.

soyuz-2 grus

GRUS a bordo do veiculo lançador Soyuz-2

Informações básicas sobre o GRUS e o AxelGlobe

O GRUS é um microssatélite de Observação da Terra de 100Kg desenvolvido para ser a base de dados da plataforma web AxelGlobe, anunciada pela Axelspace em dezembro de 2015. Com tamanho “micro”, os sensores do satélite têm uma resolução espacial de 2,5 metros multiespectral (colorido no R,G,B e IR) e permitem aplicações para os mercados de; agricultura, silvicultura, planejamento urbano, análise de tendências econômicas e monitoramento ambiental.

Grus Foz do Iguaçu

Imagem GRUS de Foz do Iguaçu, Cidade do Leste (Paraguai) e barragem da represa de Itaipu.

A Axelspace planeja lançar mais dois satélites GRUS em 2020, e depois aumentar ainda mais o número de satélites para finalmente alcançar a conclusão da constelação AxelGlobe até 2022. Uma vez concluído, o projeto AxelGlobe poderá obter imagens de quase toda a superfície terrestre diariamente e a partir delas analisar, avaliar e modelar os fenômenos em constantes mudanças que ocorrem na Terra. As imagens de satélite serão disponibilizadas através de um sistema web com acesso a um banco de imagens das localidades de interesse.

Sobre a Axelspace

A operadora Axelspace é uma empresa com sede em Tókio no Japão e foi fundada no ano de 2008. Seus produtos e soluções são baseadas em tecnologias de design, produção, lançamentos, suporte e tratamento de dados  de microssatélites. A TecTerra Geotecnologias e a Axelspace possuem um acordo para soluções que envolvam Sensoriamento Remoto e monitoramento a partir de imagens de satélite. O acordo foi firmado no durante o evento MundoGeo Connect que ocorreu em São Paulo em Maio de 2018.

Com as informações: Axelspace

Entre em contato conosco através do e-mail contato@tecterra.com.br ou pelo telefone (31) 3071-7080 para obter mais detalhes e especificações técnicas, produtos e condições comerciais dos satélites da Axelspace. Manteremos todos(as) informados quando ocorrer o lançamento de outros satélites e da oferta de serviços.

 

Free WordPress Themes, Free Android Games