TecTerra utilizará tecnologias de change detection em áreas do Distrito Federal para o CREA-DF. O contrato iniciou-se em julho de 2022 com foco na identificação de construções em áreas urbanas a partir de automações com o emprego de imagens de satélite. As imagens de satélite de alta resolução espacial são obtidas por meio da plataforma MGP Pro da operadora Maxar e de outras operadoras como a 21AT, CG Satellite, SIIS e criação de estrutura de TI no M.App Enterprise da Hexagon Geospatial.
Sobre os procedimentos de change detection
Após a inserção das camadas de informação no M.App Enterprise, no caso as imagens de satélite, cria-se um modelo automático de change detection. Esse modelo é executado para as áreas indicadas, e os resultados são analisados para possíveis correções ou alterações. Isso visa remover ruídos no resultado final e garantir uma análise mais precisa e eficiente das mudanças nessas áreas.
Todas essas funcionalidades são empregadas para analisar as alterações entre imagens que retratam a mesma área em diferentes momentos. Ao final do processo, são gerados relatórios, shapefiles e arquivos auxiliares das áreas do resultado do modelo em um dashboard que mostra a “diferença” entre a cobertura de ambas as datas das imagens comparadas.
Esse processo automatizado de identificação de mudanças em áreas pode ser útil para diversas aplicações, como gestão ambiental, monitoramento de obras, invasões de áreas de servidão, crescimento e desenvolvimento urbano. A utilização da tecnologia permite uma análise mais precisa e eficiente das mudanças nessas áreas, auxiliando no planejamento, fiscalização e tomada de decisões.
E para saber mais informações, aplicações e condições comerciais dos Sistemas de Monitoramento da TecTerra, entre em contato com a nossa equipe comercial através de um dos nossos canais de atendimento:
- contato@tecterra.com.br
- 31 99720-2614 (whatsapp) |
E siga a TecTerra nas redes sociais para saber mais sobre Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Monitoramento e Observação da Terra:
Instagram: @tecterrageo
Facebook: @tecterrageo
LinkedIn: /tecterra-geotecnologias
Texto: Marcelo Fazolo – Coordenador Técnico da TecTerra Geotecnologias – marcelo.fazolo@tecterra.com.br