As tecnologias de imagens de satélite têm aplicações no setor mineral para diversos fins. São importantes instrumentos de monitoramentos e mapeamentos como os geológicos, geotécnicos e ambientais. O desenvolvimento de métodos e técnicas a partir de imagens de satélite para a atividade de mineração possibilita a geração de dados e informações, além de trazer mais agilidade e assertividade na tomada de decisões.
Dados planialtimétricos
Os dados planimétricos de imagens de satélite têm aplicações na realização de mapeamentos ambientais, físicos, socioeconômicos e geológicos. Tais mapeamentos possibilitam no planejamento da operação de mina, estudos dos impactos sociais e ambientais além de todo o planejamento logístico e estratégico do processo industrial do setor mineral. São exemplos dessas aplicações, imagens de satélite de altíssima resolução do WorldView-3 HD com 15 cm de resolução espacial, imagens históricas do KOMPSAT-2 (satélite ativo e lançado em 2006) e o Jilin-1 com 75 cm conhecido por sua alta capacidade de revisita.
Já nos dados planialtimétricos, tecnologias de imagens de satélite possibilitam a geração de Modelos Digitais de Terreno (MDT) de alta resolução, com baixo custo e prazo reduzido. A metodologia usada para geração da Topografia por Satélite ocorre através da muitivisão, com várias cenas de uma mesma área com ângulos diferentes que com aplicações de filtros que possibilitam a geração do MDT, que pode ser hidrologicamente consistente (MDEHC), com resolução de até 50 cm sem a necessidade de apoio de campo. A Topografia por Satélite permite aplicações como planejamento de mina, estudos de barragens e atendimentos a obrigações legais como PAE, PSB e DAM Break.
Acesso a banco de imagens e monitoramento por imagens de satélite
Com o avanço das tecnologias de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), surgem também novos produtos e subprodutos das imagens de satélite. Atualmente há disponível para contratação, a plataforma MGP Pro, que dá acesso ao banco de imagens de satélite da Maxar Technologies, que permite obtenção e visualização de todo o histórico de determinada área de interesse, com a possibilidade de todos os tipos de monitoramento como evolução de lavra, ocupações no entorno e alterações na área de mineração. A TecTerra é revenda autorizada da Maxar Technologies na comercialização do MGP Pro e de suas soluções.
Outro sistema baseado em tecnologias de Imagens de Satélite com aplicações massivas para o setor mineral é o Rheticus®. Trata-se de um sistema de monitoramento de movimentações de terra a partir de dados InSAR. Possui plataforma amigável e intuitiva, 100% em nuvem, que apresenta resultados históricos e futuros referentes à maior ou menor movimentação do terreno com precisão milimétrica. O sistema gera gráficos e relatórios de evolução a partir da própria plataforma. O Rheticus® é aplicável na mineração para a detecção de movimentos de terra como recalques, subsidências e deslizamentos de terra que possibilita o monitoramento de lavras, das edificações e de barragens de rejeitos a fim de planejamento e prevenção. A TecTerra é revenda autorizada da Hexagon Geospatial na comercialização do Rheticus®.
As imagens de satélite e toda a gama de subprodutos, apresentam soluções para diligências imprescindíveis para o setor mineral. Além de estar em constante aprimoramento as exigências do mercado de mineração, as tecnologias de imagens de satélite têm muitas vantagens competitivas em relação aos outros métodos e técnicas, como prazos mais curtos, previsibilidade para execução e/ou relação de custo/benefício. Em muitos casos elas atendem tecnicamente, com prazos menores e bem definidos por valores inferiores a outras tecnologias.
Para saber mais informações, aplicações e condições comerciais dos nossos produtos e soluções, entre em contato com a nossa equipe comercial através de um dos nossos canais de atendimento:
- contato@tecterra.com.br
- 31 99720-2614 (whatsapp)
- 31 2531-6665
E siga a TecTerra nas redes sociais para saber mais sobre Imagens de Satélite, Topografia por Satélite, Sistemas de Monitoramento e Observação da Terra:
Instagram: @tecterrageo
Facebook: @tecterrageo
LinkedIn: /tecterra-geotecnologias
Texto:
Lucas Campos – Diretor Comercial da TecTerra Geotecnologias – lucas.campos@tecterra.com.br